Charles Chaplin disse uma vez que, "A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos." mas o que ele quis dizer com essa frase? Acredito que não seria para vivermos como se não ouvesse amanhã, apenas ter uma boa vida.Mas o que seria uma boa vida? A cultura oriental tem costume de dizer que não se deve ter arrempendimentos, o que acredito ser um bom principio, não interessa o que os outros vão pensar desde que sua conciencia esteja tranguila.
As vezes ficamos tão focados na correria do dia a dia que esquecemos de olhar ao redor, de observar a natureza, ou apenas notar que existe coisas simples e mais importantes, as vazes fazemos esforços para ajudar instituições de renomes e esquecemos de oferecer a mão ao vizinho que as vezes precisa apenas de ombro amigo, esquecemos dequele pai de familia que vede bala no sinal para sustentar sua familia. Alguns sabem cada passo daquele artista que admira, se está casado, namorando, se fez algum procedimento estético, mas não percebe quando seu companheiro alterou o corte de cabelo e virse versa, muitos sabem toda escalação do seu time de futebol, mas poderia fazer o mesmo com os quase doze professores de seus filhos, ou pelo menos o nome e endereço de algos amiguinhos?
Muitos fala que esse geração é a geração nutela ou mimi, outros fala que é a geração mais depressiva de todas, mas eu me pergunta de quem seria a culpa? Por que dessa geração ser tão "frágil" se assim podemos dizer? Lembro claramente de minha mãe ir na escola conversar com meus professores até meus 17 anos, ela sabia e sabe até hoje o nome de praticamente todos e ainda tem todos eles no Facebook, lembro de mesmo com a correria do trabalho ela achava tempo para olhar minha agenda, minha mochila quando era pequena, e no Ensimo Médio ela achava tempo para pergunta se eu fiz a tarefa de casa.
Minha geração tinha o costume de no sabado reunir toda familia para fazer a faxina da casa e no domigo sentávamos para assistir temperatura maxima. Ainda sou da turma que ia passar as férias na casa dos avós e lá passava o dia brincando na rua enquanto as senhoras fofocavam ou bordavam na calçada, bandeirinha, queimada, peteca entre outros jogos era a diversão da turma até mesmo adultos entravam na roda.
Os intervalos, que na minha epoca chamavamos de recreio, e tinha apenas uma funçao brincar, porque o lance era servido em sala pelos professeres e poucos desses se refugiavam na sala dos professores, corre cotia, biloca, bafo, dama, dominó, xadrez, pega vareta é apenas alguns dos jogos que aprediamos nos dias de chuva, porque se tivesse sol, era na quadra que estavamos. Aprendemos a cair e levantar, se brigou com o colega a sentar e resolver, o pai ser chamado na escola era o terror do aluno. Sou da geração em que os pais estavam sempre presentas na escola, e não importa o que fosse o pai e a mae eram altoridade maxima, mas tambem eram nosso melhores amigos. Hoje parece que alguns pais esqueceram que é caido que a criança aprende a andar, esqueceram que o presente não é importante e sim a presença dele, as fezes o simples sentar na sala para assistir um jogo de futebol com seu filho, dançar a musica favorita da sua filha com ela, ou desemterrar um dominó e jogar junto.
Então acredito que uma vida boa é uma vida sem arrependimentos, e aí? Como tem levado sua vida?
Nenhum comentário:
Postar um comentário